O que é?

O ViiBus é um sistema de comunicação acessível e inteligente que proporciona autonomia às pessoas com cegueira e baixa visão na identificação e embarque nas linhas de ônibus, impulsionando à acessibilidade e comprometimento das empresas com os seus usuários. O sistema também ajuda na transformação de cidades acessíveis, humanas e inteligentes, pois quando conectado à internet pode integrar outras soluções, como sensores de luminosidade, temperatura, estacionamento, etc.

Por que ViiBus?

Do inglês Visually Impaired Intelligent BUs Stop, em português Ponto de Ônibus Inteligente para Pessoas com Deficiência Visual.

Como funciona?

Evolução

A ideia

10 de Fevereiro de 2009

Douglas Toledo, CEO e fundador do ViiBus, estudava na PUC-Campinas e fazia diariamente o seu trajeto até a universidade de ônibus. Todas as semanas, no mesmo ponto de ônibus, ele observava de dentro do ônibus uma senhora com deficiência visual embarcar. Pensando nas dificuldades que ela enfrentava para identificar a aproximação do veículo, percebeu como havia uma necessidade não atendida de um sistema inteligente que auxiliasse a pessoa com deficiência visual que precisa pegar um ônibus.

Entrevista

30 de agosto de 2013

A ideia foi adiante como seu trabalho de conclusão do curso de Engenharia Elétrica. Para validação inicial, Toledo conversou com Leonardo Campos e Adair Silva, ambos deficientes visuais e estudantes do Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência (CIAPD) da PUC-Campinas, para confirmar quais eram as suas necessidades não atendidas pelo transporte público.

Primeiro protótipo

4 de novembro de 2013

Primeiro protótipo

A partir daí surgiu o primeiro protótipo de um sistema que integra ponto de ônibus, passageiro e veículo posteriormente demonstrado para o Sr. Adair e Sr. Leonardo (foto).

Prêmio TCC 2014

23 de Abril de 2014

Prêmio TCC 2014

O projeto ViiBus foi eleito o melhor trabalho de conclusão de curso da Engenharia Elétrica na Pontifícia Universidade Católica de Campinas no ano de 2014. Link: https://www.puc-campinas.edu.br/ponto-de-onibus-inteligente-para-pessoas-com-deficiencia-visual [ Postado por Fernando Finardi em 29/10/2015]

Desafio Cisco

19 de outubro de 2015

Desafio Cisco

Foi um dos cinco vencedores do Desafio Cisco de Inovação Urbana que buscou soluções inovadores a serem implementadas no Porto Maravilha na cidade do Rio de Janeiro, uma das áreas mais importantes do projeto olímpico que a Cisco e a Prefeitura do Rio vão deixar como legado de uma cidade inteligente e humana.

Mesa redonda

12 de Janeiro de 2016

Mesa redonda

Mesa redonda com o objetivo de discutir a falta de comunicação acessível no transporte público da cidade do Rio de Janeiro e como o ViiBus ajuda nessa acessibilidade.

Teste de usabilidade

24 de Janeiro de 2016

Teste de usabilidade

A partir dos primeiros layouts, realizamos um teste do Braille e de usabilidade com um protótipo em papel.

Prova de conceito

5 de agosto de 2016

Prova de conceito

Atualmente desenvolvemos um protótipo para prova de conceito que está sendo instalado no Cisco Demo Center